Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

Nanotecnologia: Cristina Neves recebe prémio internacional

Cristina Sofia dos Santos Neves foi galardoada com o prémio “Best Paper Award Nano 2012”, na XI Conferência Internacional sobre materiais nano estruturados, graças ao trabalho que estuda a utilização de novos materiais que podem vir a ser usados como biossensores.

Os nanomateriais possuem propriedades fluorescentes (qualidade adquirida através de lantanídeos) que, além de poderem vir a ser muito úteis para o desenvolvimento de nanossensores, poderão também ter múltiplas aplicações biológicas em diversos ramos da ciência, como a Medicina, Nanotecnologia ou Ciências de Materiais, explica a estudante de doutoramento em Química Sustentável da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A investigação de Cristina Neves permitiu desenvolver materiais mais eficientes e económicos para criar novos biossensores a partir dos polioxometalatos (classe de compostos inorgânicos extremamente versáteis e fáceis de manipular). Agora, na próxima e última fase deste estudo, proceder-se-á à imobilização de oligonucleótidos, um pequeno pedaço de uma cadeia simples de ácido, das nanopartículas.

O estudo “Silica nanocomposites based on europium-polioxometalates: preparation, characterization and photoluminescence studies” valeu a Cristina Neves o galardão que distingue jovens investigadores que tenham contribuído para o progresso da área da Nanotecnologia.

Deixe um Comentário