Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

Música alivia dor e ansiedade

Ouvir música pode ser uma óptima ajuda para reduzir o incómodo em situações dolorosas – como uma ida ao dentista, por exemplo –, sobretudo em pessoas que sofram de grandes níveis de ansiedade. A conclusão, publicada no Journal of Pain, é de um estudo da University of Utah, nos EUA.

Os investigadores, que analisaram 143 pessoas que ouviam música enquanto recebiam um choque doloroso na ponta do dedo, pediram aos participantes que seguissem a melodia e identificassem diferentes tons, num esforço cujo propósito era afastar da mente a sensação de dor e a ansiedade em relação à mesma.

Os resultados desta investigação evidenciam que a dor sentida pelos participantes diminuiu à medida que estes ficavam mais e mais absorvidos pelo ritmo da música, sendo que os maiores benefícios se observaram nas pessoas que se encontravam mais ansiosas.

Durante a análise, as respostas dos participantes à dor foram medidas através da actividade eléctrica cerebral, da dilatação das pupilas e de alguns outros métodos, uma vez que os especialistas consideram estas medições mais objectivas que as dadas por cada um a respeito da própria dor.

 

Deixe um Comentário