Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

Menopausa não faz aumentar o peso…

Desfaça-se o mito: a menopausa não provoca um aumento de peso nas mulheres. A garantia é dada por investigadores da Sociedade Internacional de Menopausa (IMS), no Reino Unido, que provam que as alterações hormonais redistribuem a gordura no corpo, acumulando-se esta apenas na zona abdominal.

“A ideia de que a menopausa faz com que a mulher aumente de peso é um mito. Na realidade, isso é apenas uma consequência dos factores ambientais e do envelhecimento. Mas não há dúvida de que o aumento da massa abdominal, do qual muitas mulheres se queixam na menopausa, é real. Essa é a resposta do corpo à diminuição do estrogénio na menopausa, uma mudança do armazenamento de gorduras nos quadris e na cintura”, afirma Susan Davis, da Universidade de Monash, na Austrália.

… mas contribui para gordura abdominal

A autora do estudo “Understanding weight gain at menopause”, publicado no jornal Climacteric, esclarece que, independentemente da possibilidade de engordarem ou não na meia-idade, após a menopausa, as mulheres apresentam uma mudança nas suas reservas de gordura na região abdominal.

As mulheres ganham, em média, 0,5 quilogramas por ano a partir dos 50 anos, mas apresentam um rápido aumento da gordura abdominal no terceiro ano após entrar na menopausa. Segundo os cientistas, o aumento de peso absoluto é determinado por factores hormonais, ao invés da menopausa em si.

A investigação permitiu concluir que a forma como a gordura é armazenada é alterada na menopausa e diversos estudos indicam que isso ocorre devido à diminuição nos níveis de estrogénio durante esse período.

O acumular da gordura abdominal, diz a equipa de investigadores, representa um aumento do risco de diabetes e principalmente de doenças cardiovasculares, principal causa de morte entre as mulheres na pós-menopausa. Por isso, a IMS recomenda que as mulheres controlem o seu peso antes que se isso se torne um problema e, se não se preocuparam com isso antes da menopausa, devem fazê-lo quando essa altura chegar, através de uma alimentação equilibrada e da prática de actividade física.

1 Comentário

  1. GOSTARÍA SABER MAIS DOS SINTOMAS DA MENOPAUSA; E TAMBÉM O QUÉ ALIVÍA OS SINTOMAS; , ONDAS DE CALOR,MEDOS, ETC…, ETC…

    ACHEI, MARAVILHOSO, O ARTIGO QUE MANDARAM PELO FACEBOOK. ESPERO CONTINUEN MANDANDO MAIS; ISSO AJUDA MUITO A SE CONHECER MELHOR E A RE- PENSAR NA VIDA, NESTA FACE, QUE NÃO É NADA FACIL. ABRAZOS.

Deixe um Comentário