Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

Medicina: Ana Bernardo vence prémio há três anos consecutivos

Ana Bernardo, médica nefrologista, com apenas 32 anos, ganha há  três anos consecutivos o prémio Raul Martins.

A mais recente distinção foi ganha graças a uma investigação cujo objeto de estudo era “a falência de ultrafiltração de membrana, uma das principais causas de interrupção de diálise peritoneal em Portugal”, explica Ana Bernardo, em entrevista ao Correio da Manhã. A investigação, feita no âmbito da sua tese de doutoramento, procurou, igualmente, provar a mais-valia de um novo teste de avaliação do equilíbrio peritoneal.

“Este prémio é um precioso estimulo à investigação em diálise peritoneal, contribuindo para amplificar conhecimentos e melhorar os cuidados prestados a esta população de doentes”, acrescenta a médica.

O teste foi aplicado a um conjunto de doentes no Centro Hospitalar do Porto e a doentes em tratamento no Hospital La Paz em Madri e “os resultados agora publicados validam a utilização deste teste, capaz de fornecer ao nefrologista importantes informações acerca da função da membrana, permitindo, assim, um mais eficaz ajuste da prescrição da diálise peritoneal”, explica a nefrologista.

3 anos seguidos a vencer

Nos anos anteriores, a médica venceu o prémio Raul Martins com investigações que seguem a linha orientadora do mais recente galardoado. Todos estes estudos “pretendem contribuir para um maior conhecimento das complicações da diálise peritoneal, visando paralelamente a otimização de estratégias terapêuticas neste grupo de doentes”.

“Cedo percebi que o caminho que escolhi era muito trabalhoso e iria acarretar sacrifícios pessoais. Hoje sei que escolhi o caminho certo, tratar os meus doentes fazendo uso dos conhecimentos que adquiri é a maior recompensa que poderia ter”, diz a médica

Ana Bernardo quer continuar a atividade clínica e aprofundar o trabalho académico. “A investigação clínica é muito exigente, mas também compensadora, na medida em que permite ao médico amplificar enormemente o seu conhecimento aplicando-o aos doentes que trata diariamente”.

Nefrologia

É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial do rim. Se não forem diagnosticadas precocemente e se não forem tratadas corretamente, as doenças renais podem provocar perda progressiva da função renal e evoluir para a insuficiência renal crónica (a diminuição do funcionamento do rim).

Prémio


O prémio Raul Martins é atribuído pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia e tem por objetivo incentivar a publicação de trabalhos científicos na área da diálise peritoneal. O galardão tem um valor de cinco mil euros e destina-se a premiar trabalhos publicados em revistas médicas nacionais ou internacionais durante o ano anterior com vista a promover a investigação.
CorrigirFeedback

Deixe um Comentário