Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

Marisa Lousada cria aparelho que corrige fala das crianças

Marisa Lousada desenvolveu um instrumento único capaz de analisar e corrigir deficiências de fala das crianças em idade pré-escolar, como falar à ‘sopinha de massa’ ou trocar os sons das letras.

O aparelho, baptizado “Teste Fonético-Fonológico – Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (TFF-ALPE)”, já testado e validado, permite detectar, mais cedo do que os métodos convencionais, perturbações articulatórias (incapacidade de produzir determinado som) e fonológicas (não utilização dos sons devidamente em determinados contextos) das crianças, numa idade em que a correcção é ainda possível.

“A partir dos quatro ou cinco anos, o discurso da criança deve ser compreensível, mas há casos de crianças que, apesar de não terem qualquer problema cognitivo, têm dificuldade em se fazer entender pelos adultos, devido à omissão ou troca de sons no seu discurso”, explica a terapeuta da fala e investigadora da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

“Os problemas que ocorrem nestas idades podem, mais tarde, ter uma repercussão na aprendizagem da leitura e da escrita”, acrescenta. Por isso, quanto mais cedo forem identificadas as deficiências de fala, mais cedo pode ser iniciada a terapia, evitando consequências mais graves.

O TFF-ALPE vem acompanhado por um manual de utilização e é constituído por um livro de imagens – que induz a produção nas crianças – e por folhas específicas de registo de resultados – que ajudam terapeutas da fala, educadores de infância, psicólogos e outros profissionais de saúde e de educação a estabelecerem um plano e intervenção.

Deixe um Comentário