Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

Maria do Céu Conceição, a primeira portuguesa no topo do Evereste

Maria do Céu Conceição, portuguesa actualmente a  viver no Dubai, tornou-se, a 21 de maio, na primeira portuguesa a alcançar o cume do Evereste. E fê-lo para ajudar as crianças que vivem nas ruas do Bangladesh.

“Os apoios estatais, aqui, são cada vez mais escassos e precisava de pensar ‘fora da caixa’ para angariar dinheiro a nível mundial, algo que desse visibilidade e pernas para andar a esta causa. O que poderia ser mais global do que uma mulher no topo do Evereste?”, pergunta a hospedeira portuguesa, 35 anos, por e-mail enviado à revista Visão, poucos dias depois do feito que a colocou na História. “Foi o desafio mais difícil e exigente da minha vida”, admite.

“Nunca imaginei que a vista fosse tão bonita”, diz a portuguesa que juntou a essa alegria outra ainda mais importante: ter conseguido angariar cerca de um milhão de dólares para a sua causa, uma vez que o seu grande sonho não é estar ali, mas sim quebrar o ciclo de pobreza dos meninos que conheceu nas ruas de Daca. Foi a pensar neles que, no último ano, fez cursos intensivos de montanhismo e testou-se em outros ambientes – no Kilimanjaro, em África, por exemplo. Hoje afirma ser uma mulher de sorte, por ter conseguido escalar a montanha mais alta do planeta, logo à primeira tentativa. Mas já está a pensar no próximo desafio: sete maratonas, em sete continentes, em sete dias. “Algo também nunca feito por mulheres”, sublinha.”

The Dhaka Project

Maria do Céu Conceição, hospedeira das Linha aéreas do Dubai, ao fazer escala, um dia, no Bangladesh, ficou impressionada com a pobreza que viu. meteu mãos à obra e criou uma organização para ajudar as crianças de um dos paises mais pobres do mundo. O Projecto Dhaka permite a cerca de 500 crianças ter acesso a educação e saúde.

Deixe um Comentário