Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

Maria do Carmo-Fonseca vence Prémio D. Antónia Adelaide Ferreira

Maria do Carmo-Fonseca, Directora Executiva do Instituto de Medicina Molecular (IMM),  é a personalidade distinguida este ano com o Prémio D. Antónia Adelaide Ferreira,  um galardão que homenageia anualmente uma mulher com excepcionais qualidades de empreendedorismo, liderança e sensibilidade social. A cerimónia de entrega do prémio, atribuído pelas Caves Ferreira, em Gaia, teve lugar a 4 de Julho.

A extrema dedicação à investigação e ao estudo de doenças causadas por alterações genéticas, nomeadamente o cancro, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas, e a intensa atividade como autora de artigos científicos originais editados nais mais prestigiadas publicações especializadas do mundo, foram algumas das qualidades de Maria do Carmo Fonseca valorizadas pelo Júri do Prémio, presidido por Artur Santos Silva, precisamente porque se enquadram no perfil da vida intensa e da obra de grande qualidade de Dona Antónia, carinhosamente tratada por Ferreirinha pelos seus contemporâneos durienses.

Eleita pelo júri da 25.ª edição do prémio criado pela família de Dona Antónia Adelaide Ferreira e pela Sogrape, Maria do Carmo-Fonseca é também  investigadora e professora catedrática da Faculdade Medicina da Universidade de Lisboa, desempenhando igualmente funções como Directora do programa Harvard Medical School Portugal. Em 2010 recebeu o Prémio Pessoa, tendo-se tornado na primeira mulher cientista a receber individualmente esta distinção.

Dona Antónia, nascida a 4 de julho de 1811 e falecida a 26 de março de 1896 ficou, “carinhosamente”, conhecida como “a Ferreirinha”. O prémio, com o seu nome, destaca mulheres com valores pessoais e profissionais que se identificam com o perfil da vida e da obra de Dona Antónia Adelaide Ferreira – personalidade fundamental no desenvolvimento da grande casa de Vinho do Porto que se manteve fiel em mãos portuguesas desde que foi fundada, em 1751, pelos Ferreiras da Régua.

O Instituto de Medicina Molecular (IMM) é um dos principais e mais conceituados institutos de investigação de ciência em Portugal, recebendo o estatuto de Laboratório Associado concedido pelo Ministério da Educação e Ciência.

Rosto de campanha internacional de promoção de Portugal

Ao lado de Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Mariza, Joana Vasconcelos, Nelson Évora e Vanessa Fernandes, Maria do Carmo-Fonseca foi uma das personalidades escolhidas para serem os rostos da campanha  internacional de promoção do País com a assinatura “Portugal Europe’s West Coast”.

Deixe um Comentário