Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

Fátima Moura faz sucesso na literatura gastronómica

Optou por deixar a carreira de docente para se dedicar à edição de livros de gastronomia. A aventura tem-lhe corrido bem e, hoje, Fátima Moura já publicou várias obras e foi distinguida internacionalmente.

Em Portugal: O Melhor Peixe do Mundo, O Grande Livro dos Chefs (2008) e Cataplana Experience (2009), Fátima Moura reúne os mais conhecidos e bem-sucedidos chefs que trabalham em Portugal, cujas sugestões vão desde as entradas até às sobremesas.

A autora e gastrónoma foi, em 2010, uma das três figuras portuguesas distinguidas pela Academia Internacional de Gastronomia, tendo vencido o “Prix de la Littérature Gastronomique” com o livro Cataplana Experience.

 

“Portugal: O Melhor Peixe do Mundo”

“Durante a minha vida de viajante pelas cinco partes do mundo, devo ter provado o peixe e o marisco de todos os oceanos, de todas as costas, de muitos lagos e muitos rios. E tenho, para mim, a convicção íntima e segura de que, jamais, em lado algum, encontrei a qualidade, o sabor e a frescura que rivalizem com o ‘meu’ peixe de Portugal”, garante Fátima Moura.

“Além das questões científicas que provam ter as nossas costas as condições ideais para a vida biológica destas espécies, dezenas de grandes e famosos cozinheiros, da Europa à Ásia, dos Estados Unidos ao Japão, reconhecem o nosso peixe como o melhor do mundo”, tal como os próprios testemunham em Portugal: O Melhor Peixe do Mundo, afirma a autora.

Este livro é uma homenagem ao peixe e marisco de Portugal, mas é também “uma homenagem a todos os nossos generosos pescadores que, hoje e ao longo dos séculos, andam diariamente na faina, arrostando com tantos perigos para nos proporcionarem à mesa este delicioso e abençoado produto”, diz Fátima Moura.

Título: Portugal: O Melhor Peixe do Mundo
Autora: Fátima Moura
Editora: Assírio & Alvim
Edição: 2011
Idioma: Português
Nº de páginas: 190

 

 

“Cataplana Experience”

Dez dos melhores chefs que trabalham em Portugal reinventaram, propositadamente para este livro, a utilização da cataplana para receitas de todos os tipos, desde as mais saborosas entradas, passando pelos mais diversos pratos principais (de peixe, carne, legumes e marisco), até às mais deliciosas sobremesas.

“A atracção da cataplana não se limita às suas propriedades de distribuição uniforme do calor, que permitem cozinhar em pouco tempo e de forma saudável, mantendo o melhor sabor dos alimentos, mas passa também pela magia de a abrir à mesa, recolhendo em primeira mão a surpresa dos aromas”, explica a autora, Fátima Moura.

A obra “surgiu ligada ao festival com o mesmo nome, que teve lugar no Algarve, em Setembro de 2009, para promover este maravilhoso utensílio que é só nosso”, revela a especialista em gastronomia.

Cataplana Experience aborda as origens da cataplana e conta com as inovadoras receitas de Albano Lourenço, Augusto Gemelli, Bertílio Gomes, Hélio Loureiro, Henrique Sá Pessoa, Joachim Koerper, João Antunes, José Avillez, Justa Nobre, Leonel Pereira, Miguel Castro e Silva, Nuno Diniz e Paulo Morais, os chefs de cozinha convidados.

As receitas estão traduzidas para inglês e são acompanhadas pelas fotografias de Nuno Correia.

Título: Cataplana Experience
Autora: Fátima Moura
Editora: Assírio & Alvim
Edição: 2009
Idioma: Português
Nº de páginas: 192

 

 

 

“O Grande Livro dos Chefs”

O Grande Livro dos Chefs foi a primeira obra editada de Fátima Moura. Fruto de uma parceria com o fotógrafo Nuno Correia, o livro é um autêntico álbum ilustrado que reúne 42 receitas de alguns dos mais conceituados cozinheiros em Portugal.

A obra dedica um capítulo a cada chef, que inclui uma breve entrevista, dados biográficos, desenvolvimento de um tema de culinária e, claro, um conjunto de receitas.

Um livro “suculento” que conta com sugestões de Aimé Barroyer, Albano Lourenço, Bertílio Gomes, Fausto Airoldi, Henrique Mouro, Henrique Sá Pessoa , Joachim Koerper, João Antunes, José Avillez, Luís Suspiro, Marco Gomes, Pedro Amaral Nunes, Siegfried Danler-Heinemann e Vítor Sobral.

Título: O Grande Livro dos Chefs
Autora: Fátima Moura
Editora: Quimera
Edição: 2008
Idioma: Português
Nº de páginas: 192

Deixe um Comentário