Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

Empreendedorismo feminino em destaque na UE

O empreendedorismo feminino é “a maior fonte inexplorada de crescimento económico e de criação de emprego na Europa”, defendeu Antonio Tajani, vice-presidente da Comissão Europeia (CE), durante um encontro informal de ministros europeus que decorreu em Nicosia, Chipre, com o objectivo de promover o empreendedorismo, a pesquisa e a inovação na União Europeia (UE).

Actualmente, as mulheres europeias representam 34,4 por cento dos trabalhadores independentes no bloco, 20 por cento dos trabalhadores que actuam por conta própria na indústria e 30 por cento dos proprietários de start-ups.

Conciliar as actividades familiares e profissionais, maior dificuldade de acesso aos financiamentos e à extensão da formação académica e falta de confiança e insegurança ao administrar negócios a longo prazo são algumas das maiores dificuldades apontadas por potenciais empreendedoras europeias.

Rede de embaixadoras empresariais

Para promover a consciencialização e a motivação das mulheres para o empreendedorismo, a CE criou uma rede de embaixadoras empresariais de forma a fornecer modelos e apoio durante a fase inicial de criação de start-ups. O acesso ao financiamento e formação empresarial, serviços de creches e cuidados para os filhos, licenças de maternidade para as trabalhadoras independentes e plataformas online de partilha de experiências e oportunidades são outras acções contempladas neste processo.

Suécia, exemplo de boas práticas

A Suécia é apontada como um dos países que “inspira” a CE para as suas diversas acções. Em 2008, o país contabilizava mais de 131 mil empresas administradas por mulheres, representando um volume de negócios maior que 35 milhões de euros, um total de 358 mil funcionários e mais de seis milhões de euros em pagamento de salários. Tudo isto significa que 19 por cento dos trabalhadores e 33 por cento do volume de negócios das pequenas e médias empresas eram provenientes de companhias geridas por mulheres.

Deixe um Comentário