Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

APME apoia empreendedorismo no Alentejo

Mesmo em alturas de crise e perante os imensos e grandes desafios que se colocam às empresas e às empresárias, ainda existem formas de superar as dificuldades. E apostar no empreendedorismo feminino é uma das soluções. Por isso, a Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias (APME) organiza hoje, dia 24 de Setembro, uma Sessão de Apresentação dos Projectos de Apoio ao Empreendedorismo, na Casa da Cultura de Elvas.

Concurso de ideias de negócio

Ana Bela Pereira da Silva, presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias (APME)

“ALENCRISE” é um concurso de ideias de negócio para mulheres empreendedoras que a APME está a promover no Alentejo (em Lisboa e no Algarve promove o “Grande Ideia – Grande Lisboa!” e “ALGARVIVO”). As dez melhores ideias de negócio apresentadas recebem da APME todo o apoio necessário para tornar realidade os sonhos de mulheres empreendedoras.

O concurso destina-se a três tipos de iniciativas empresariais: start ups (empreendedoras com negócios nascentes e até um máximo de três anos de actividade), novos negócios (empresárias que desejem iniciar actividade num ramo diferente do actual) e sustentabilidade (projectos de reestruturação empresarial ou desenvolvimento de áreas complementares às actuais).

Projecto EMMA

Uma das iniciativas que a APME tem desenvolvido com muito sucesso no Alentejo é o Projecto EMMA – Assistência Mediterrânica à Metodologia Empreendedora.

Construir uma rede transaccional, público-privada, de apoio ao empreendedorismo feminino através da transferência da cultura empreendedora, orientação para o aparecimento e crescimento de negócios, acesso a financiamentos, melhoria das competências dos recursos humanos, marketing, criação/desenvolvimento de parcerias comerciais e desenvolvimento sustentável, são alguns dos principais objectivos.

GAT – Gabinete de Apoio Técnico

O Gabinete de Apoio Técnico (GAT) é outro projecto da APME para apoiar empresas e empreendedoras. O GAT promove a realização de um diagnóstico inicial para detectar pontos críticos/constrangimentos que se colocam ao desenvolvimento dos negócios e a prestação de orientações técnicas de resolução dos problemas detectados. Através desta iniciativa, a APME disponibiliza também apoio a empresas e empreendedoras na constituição de dossiers de candidatura ao microcrédito, além de permitir ainda consultoria técnica especializada sobre questões específicas e pontuais da gestão e liderança das empresas.

Deixe um Comentário