Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

Ana Teresa Pereira vence prémio literário

Ana Teresa Pereira conquistou o Grande Prémio de Romance e Novela 2011, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a obra O Lago.

O galardão, no valor de 15 mil euros, foi atribuído à escritora madeirense, de 54 anos, pela “ousadia” e pelo facto de o seu livro ser “o mais diferente”, explica o júri, acrescentando: “O que gostámos [no romance premiado] foi de uma certa novidade formal e de um certo experimentalismo”.

Nascida no Funchal, em 1958, Ana Teresa Pereira é autora de uma vasta obra ficcional, desdobrada em romance, novela e conto. Estreou-se na literatura em 1989, com o policial Matar a Imagem (vencedor do Prémio Caminho de Literatura Policial). Desde então tem vindo a editar regularmente, sendo uma das mais conceituadas escritoras portuguesas da actualidade.

Autora de obras como O Mar de Gelo, O Sentido da Neve, As Duas Casas e O Fim de Lizzie e Outras Histórias, Ana Teresa Pereira venceu também, em 2005, o Prémio Pen Club Português de Ficção, pelo livro Se nos encontrarmos de novo, e, em 2007, ganhou o Prémio Máxima de Literatura 2007, com o romance A neve.

 

Deixe um Comentário