Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

Ada Lovelace criou 1º software da História

Ada Lovelace foi a primeira mulher a desenvolver um algoritmo para um cálculo (o primeiro software da História), o que lhe valeu o reconhecimento como a primeira mulher programadora.

Entre os anos de 1842 e 1843, Ada Lovelace criou um algoritmo para o cálculo da sequência de números de Bernoulli (sequências de números racionais com profundas conexões na teoria dos números, de Jakob Bernoulli), capaz de ser usado na máquina analítica (projecto de um computador mecânico moderno de uso geral) do matemático britânico Charles Babbage.

Uma das poucas pessoas que, de facto, entenderam os conceitos envolvidos no projecto de Babbage, a Condessa de Lovelave incluiu algumas notas próprias durante o processo de tradução de uma publicação científica italiana sobre esse projecto. Essas anotações constituem, hoje, o primeiro programa escrito da História.

Em 1953, quase cem anos após a morte de Ada Lovelace, a máquina analítica de Babbage foi redescoberta e o projecto, bem como as notas da Condessa, entraram para a História como o primeiro computador e o primeiro software, respectivamente. Em 1980, em homenagem a Ada Lovelace, o departamento de Defesa dos EUA registou a linguagem de programação ADA.

Nascida Augusta Ada Byron, a 10 de Dezembro de 1815, em Londres, era a única filha legítima do poeta britânico Lord Byron. Viveu uma vida modelo para as senhoras da corte inglesa do começo do século XIX. Casou aos 20 anos, tendo adoptado o nome do marido e o título de Condessa. Ada Lovelace faleceu em Londres, no dia 27 de Novembro de 1852, aos 36 anos, vítima de um cancro no útero. Deixou dois filhos e uma filha, conhecida como Lady Anne Blunt.

Deixe um Comentário